domingo, 4 de maio de 2008

A Revista De Stijl

Em outubro de 1917 foi criado o jornal de arte De Stijl, tendo por fundadores Theo van Doesburg, Piet Mondrian e Bart Anthony van der Leck. O grupo incluía artistas, arquitetos e designers holandeses como Vilmos Huszár (arquiteto e designer), Jacobus Johannes Pieter Oud (arquiteto), Robert van't Hoff (arquiteto), Jan Wils (arquiteto e designer) e Georges Vantongerloo (pintor e escultor).
O movimento permaneceu ativo e coeso por menos de 15 anos, mas sua influência pode ser sentida até hoje. Os textos da revista muitas vezes assumiam um aspecto de manifesto e, de fato, os princípios estéticos do grupo foram expostos em um com 8 itens publicado em novembro de 1918. O auge do movimento foi entre 1921 e 1925, quando Doesburg convidou vários artistas para participar do De Stijl e viajou muito propagando suas idéias. Nessa época, Doesburg deu aulas na Bauhaus que serviram para
intensificar a tendência idealista dos mestres alemães e para internacionalizar, de fato, o movimento. Em 1924, Doesburg rompe com o grupo após propor a Teoria do Elementarismo, onde a linha diagonal era mais importante que a vertical e a horizontal. Mondrian, nesse episódio, recusou publicamente o grupo, pois o ângulo reto era um dos pilares fundamentais de sua teoria neoplástica (nome dado por Mondrian à sua teoria artística para explicar o seu estilo redutor). Em 1925 o De Stijl já mostrava alguns sinais de desgaste, não tendo se renovado e com muitos artistas procurando novos caminhos. Em 1928 a revista pára de circular, mas, devido à militância persistente de Doesburg, é afirmado por alguns especialistas que a dissolução só ocorreu em 1931, quando ele morreu. (Acima, à direita: cartazes da Bauhaus de 1923 com o estilo De Stijl )




Página original da revista De Stijl

É interessante notar que a página está diagramada em duas colunas, comprovando a compromisso da revista com o funcionalismo (a revista era enviada pelo correio e, por isso, dobrada ao meio).

Um comentário:

Chesterfield Cigarettes disse...

It is really outstanding, your blog! I did not even want to leave the web page because everything is arranged so perfectly well and the content is so interesting that it attracts everyone’s attention. Thank you very much for such a great pleasure and interest! I’ve already made your blog a part of my favorite links and will visit it many more times.