domingo, 4 de maio de 2008

O Movimento De Stijl

O De Stijl foi um movimento holandês filho do Cubismo e da Arte Abstrata fundado em 1917 por Piet Mondrian e Theo van Doesburg. Apesar de sua neutralidade, a Holanda sofreu durante a Primeira Guerra Mundial e a missão do De Stijl, como grupo, seria a de criar uma arte nova e internacional, em um espírito de paz e harmonia. Os membros do De Stijl procuravam expressar um novo ideal utópico de harmonia espiritual e ordem. Para tanto, eles pregavam o abstracionismo puro e a universalidade pela redução ao essencial da forma e da cor - eles simplificavam composições visuais para as direções verticais e horizontais, e usavam apenas cores primárias, preto e branco. Os artistas propunham a bidimensionalidade da obra ao rejeitar a perspectiva através do uso de linhas retas horizontais e verticais e de cores primárias. Também era freqüente a busca pela máxima simplificação através de formas elementares e geométricas.
O movimento rejeitava a subjetividade em resposta à nova sociedade industrial da época. Seu racionalismo e objetividade foram justificados por van Doesburg em 1928: "A linha reta corresponde à velocidade do transporte moderno; os planos horizontais e verticais à manipulação mais sutil, ou às mais simples tarefas da vida e da tecnologia industrial”.

Além das belas-artes, o De Stijl influenciou o desenho do mobiliário, têxteis, interiores, arquitetura e grafismo. Nos trabalhos tridimensionais do grupo, linhas verticais e horizontais são posicionadas em planos que não se interceptam, fazendo com que cada elemento exista independentemente e sem ser obstruído por outros elementos. Exemplos disso são a Casa Rietveld Schröder e a cadeira Red/Blue, ambos trabalhos de Gerrit Thomas Rietveld. A cadeira Red/Blue, além de ser pioneira no uso da teoria do design neoplástico nas artes aplicadas, serviu de inspiração para a cadeira B3 Wassily, de Marcel Breuer (1925).




















A cadeira Red/Blue de Reitveld e a cadeira B3 Wassily de Breuer

Sobre os princípios estéticos do De Stijl, Doesburg dizia que "esses meios plásticos universais foram descobertos na pintura moderna mediante o processo de consistente abstração da forma e da cor. Uma vez descobertos, surgiu, quase espontaneamente, uma plástica exata do puro relacionamento - e, assim, a essência de toda emoção que envolve a beleza plástica." O fato de que Mondrian e Doesburg acreditassem ter chegado à fórmula definitiva para a nova arte é indicado pelo nome do grupo - O Estilo - e por seu lema :
"O objeto da natureza é o homem, o objeto do homem é o estilo."
Eles acreditavam que "a arte desenvolve forças suficientes para influenciar toda a cultura."
A evolução estética e programática do Movimento De Stijl pode ser dividida em três fases:
-> 1º fase de 1916 a 1921, formativa e centrada na Holanda.
-> 2º fase de 1921 a 1925, de maturidade e de disseminação Internacional.
-> 3º fase de 1925 a 1931, de transformação e dissolução final.

Nenhum comentário: