

Símbolo pessoal de Piet Zwart, que ele utilizava como sua assinatura. Em holandês, "zwart" quer dizer preto.
Piet Zwart é muito conhecido pelos seus trabalhos para a Fábrica de Cabos da Holanda (Nederlandse Kabelfabriek Delft) e para a companhia estatal dos Correios, Telégrafos e Telefones e por ser um pioneiro na tipografia moderna. Zwart detinha um amplo domínio das técnicas de tipografia e da comunicação visual: sua composição era livre e alegre. Ele brincava com as palavras tipográficas e também soube fazer uso da fotografia e da colagem (fotomontagem).
Piet Zwart foi um artista extremamente inovador pois combinou a liberdade criativa do dadaísmo com o funcionalismo formal do De Stijl, brincou com a construção das palavras e integrou a tipografia aos outros elementos visuais. Zwart sabia muito bem o que era necessário para chamar a atenção das pessoas e suas composições tinham a característica de terem sua mensagem facilmente captável. Seu trabalho pode ser reconhecido pelo uso de cores primárias, formas geométricas padrões de palavras repetidas e o uso de fotomontagem.
"A verdadeira arte não é só a expressão de um sentimento, mas também o resultado de uma inteligência viva."
Hendrik Berlage nasceu em Amsterdão em 1854. Foi arquiteto e design holandês. É considerado um dos primeiros arquitetos modernos holandeses que desde os seus trabalhos iniciais rejeita a ornamentação e usa elementos construtivos e estruturais como motivos de composição ao invés de os esconder, como era considerado obrigatório na época.
A Bolsa de Amsterdão (1898-1903), foi o mais importante edifício
projetado na época e influenciou os arquitetos holandeses da geração seguinte:
- os funcionalistas do movimento de Stijl pelo uso racional dos elementos construtivos;- os expressionistas, pela forma expressiva como utiliza os materiais.
Aquartis